quarta-feira, 8 de maio de 2013

8º. Dia - Devocional - Mortos Para o Pecado e Vivos para Deus Romanos 6:11-14


Mateus 10:38  ”E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 
Quando o Império Romano crucificava um criminoso ou preso, a vítima frequentemente era forçada a carregar sua cruz durante parte do caminho para o lugar da sua crucificação, carregando sua cruz pelo centro da cidade. 
Este é o quadro de um homem já condenado, que carrega sua própria cruz ao lugar de sua execução. Os discípulos da Galiléia sabiam o que isso significava, pois centenas de homens haviam sido executados desta forma naquela região. 
Os ‘santos’ de nossos dias não querem se comprometer com o evangelho. Eles não querem negar a si mesmo, tomar a sua cruz, e viver o que nos é ordenado. Gostamos muito de ouvir sermões sobre a morte de Jesus, mas não queremos nos considerar mortos para o pecado .

Não podemos pertencer a Cristo Jesus a não ser que crucifiquemos todas as nossas paixões e desejos.  Gálatas 5:24: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

Nós não temos que morrer: nós estamos ‘mortos’ uma vez que recebemos Jesus. O que temos que fazer e aceitar a nossa morte... Colossenses 3:3 “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” 
Pois, o que diz respeito a este mundo, nós já estão mortos e nossa verdadeira vida está oculta em Deus, através de Cristo. Um dia, Cristo que é a nossa vida, se revelará abertamente, e todos nós compartilharemos desta magnífica revelação. 

Romanos 6:11-14: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
 

Nós não vivemos mais sob a lei, mas sob a graça.
Romanos 7:4-6: “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” 
Portanto, meus irmãos, a morte de Cristo na cruz nos fez "mortos":
Enquanto estávamos "na carne", a Lei estimulou nossas paixões pecaminosas e operaram na nossa natureza a ponto de nos tornarmos frutíferos para a morte!
Mas agora que estamos livres da lei, os requerimentos que existiam foram dissolvidos pela nossa "morte", e estamos livres para servir a Deus, não segundo a obediência a letra da lei, mas de um jeito novo, no Espírito.
Romanos 8:12,13: “De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” 
Como consequência, nossa natureza degradável não tem mais poder sobre nós; não somos mais obrigados a viver no pecado. Se assim o fizermos, teremos que morrer. Mas, se pelo Espírito, nós mortificarmos todas as paixões do corpo, então viveremos.
João 12:24,25: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.”  
Romanos 12:1-2 “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
 

Com nossos olhos completamente abertos para as misericórdias de Deus, num ato de adoração inteligente, apresentemos nossos corpos como sacrifício vivo, consagrado a Deus e aceitável por Ele.
Não deixemos o mundo nos colocar em um molde, mas deixemos Deus nos refazer, para que toda nossa vida e pensamentos sejam mudados. 
A única maneira de encontrarmos a verdadeira vida, é através da morte para nós mesmos e vivermos para Cristo., Romanos 6:4 “ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” 
Nós que morremos para o pecado! Como podemos viver um momento sequer em pecado?
Não podemos esquecer que todos nós que fomos batizados com Jesus Cristo, compartilhamos sua morte através de sua crucificação.
Nós morremos e fomos sepultados com Ele no batismo, para que, assim como Ele foi levantado da morte pelo poder de Deus, assim também nós fomos ressuscitados para a vida eterna com Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...