História do Ministério Virtude

HISTÓRIA do Ministério Virtude  - COMO TUDO COMEÇOU  Testemunho Ministerial de Martinha Reis 

 - Sou uma filha do meio entre 3 irmãs , nasci em uma família muito humilde do interior de Minas, cidade chamada  Machacalis e por causa Da simplicidade e  analfabetismo de meus pais, recebi um nome masculino WILLIA MARTA nome esse que durante toda infância e parte da adolescência me causou muitos traumas . Quando eu tinha 1 ano e meio meus pais mudaram para BH para tentar melhorar de vida, meu pai conseguiu um trabalho de servente e minha mãe empregada, éramos família bem simples que morava em barracão de madeira em obras no bairro Cidade nova no início da década de 80. E foi assim que meus pais criaram minhas irmã e eu, com muita luta e simplicidade.                                                                          Antes de Conhecer Jesus; eu era muito precoce, oprimida, via demônios na beira da minha cama, tinha complexo de inferioridade, havia em mim vontade de morrer e chorava muito sem que ninguém soubesse.                                                                 
-Conversão: No inicio de 1993 após ter tido minha irmã mais nova, minha mãe foi convidada a uma reunião referente ao “Vale leite” Reunião essa que foi realizada na IEQ Jardim Alvorada.Gloria Deus! que os pastores daquela igreja não perdeu a oportunidade de evangelizar aquelas mulheres, e convida-las para os cultos e foi assim que minha mãe começou a freqüentar uma igreja evangélica, daí em diante Minha mãe sempre me convidava para ir a igreja e eu sempre dando uma desculpa para ir para casa do namorado, ou sair com a galera que por sinal era bem mais velha que eu... Mas em um “HAP DAY” de domingo, eu havia saído e quando voltei, para minha surpresa mamãe ainda não havia ido ainda para a igreja, ela estava esperando por mim e não teve escapatória. E a frase que usei aquele dia foi “VOU NESSA IGREJA SOMENTE HOJE PARA MINHA MÃE PARAR DE ENCHER O SACO, MAS SERÁ APENAS HOJE E NÃO VOU MAIS”                                            Gloria a Deus!, porque desde aquele dia, nunca mais passei um dia se quer longe de Jesus.   E em (MARÇO DE 1993) AOS 14 ANOS DE IDADE, visitei uma igreja evangélica cuja paixão era o Senhor Jesus e a sede era ganhar almas...     
O louvor Liberta: “Os louvores me tocaram primeiro” lembro-me ate hoje da primeira canção que ouvi ali, “Posso todas as coisas”.  Gostei tanto da igreja que resolvi entrar na campanha que começaria na sema seguinte. Nessa campanha Deus me libertou de  todos os demônios que me oprimiam, caí varias vezes endemoniada até que um dia levantei a mão e disse SIM PARA JESUS,    No dia em que me converti, o Espírito Santo entrou em mim e me tornei uma nova criatura, nunca mais aqueles demônios tiveram poder sobre meu corpo e minha mente, fui completamente liberta e curado dos complexos e desejo de morte.
- Após aceitar Jesus, entrei na classe para o Batismo na escola bíblica dominical e comecei a frequentar o grupo de jovens, o líder da mocidade estava começando a formar um coral de Jovens cujo nome era “MARANATA”  eu chegara exatamente no inicio da formação, entrei para o coral cuja primeira apresentação seria no dia do  meu batismo. Em outubro de 1993 Eu descia as águas e cantava pela primeira vez no altar de uma igreja, Nunca esquecerei daquele dia e daquele coral que não existe  mais, mas que me traz tão boas recordações e saudade. Fui a primeira pessoa de toda a minha família a se batizar em uma igreja evangélica (depois de mim muitos outros  vieram e ainda virão em nome de Jesus).
- O chamado para a equipe de louvor o louvor: em 1994 Já estava no coral e comecei ter o desejo de ajudar no louvor do culto da quarta a tarde. Este culto da tarde havia sido esquecido pela equipe de louvor da igreja, comecei ajudando meu pastor que tocava 3 ou 4 acordes no violão desafinado (rsrs) em um culto de meia dúzia de crentes.                                                                                                         Eu achava linda a equipe do culto de domingo a noite mas era algo que eu nem me atrevia em pensar entrar naquela equipe, já que era um grupo selecionado e totalmente fechado a anos. Eu pensava que pessoa como eu, de família simples, que não tinha estudado piano ou canto quando criança jamais poderia se integra a uma equipe como aquela, mas, naquele mesmo ano, o pastor, Jorge, sentiu da parte de Deus, que deveria me inserir na equipe de louvor oficial, convocou a equipe veterana para uma reunião e disse para que me recebessem com amor e me ajudassem  a desenvolver esse ministério. A ajuda não veio... e tive muitas dificuldades no inicio.              

- O Inicio foi marcado por muitas Barreiras  –          Eu havia “invadido uma panela a qual ninguém podia entrar” Deus me chamou para fazer a diferença. Meu pastor abriu o caminho e me colocou lá e nem um dia se quer reclamei com ele das semanas e mais semanas que eu ia no ensaio e ninguém me escalava, dos piores microfones que me davam e das vezes que eu ficava plantada na porta da igreja no domingo a tarde esperando alguém abrir pois  desmarcavam ensaios e não me avisavam. Depois de muitos meses, consegui em fim ser uma Back vocal na equipe de louvor mesmo que chegava a cantar 1 vez por mês, eu nunca fui de fato aceita pela equipe veterana afinal, na cabeça de muitos deles, eu era a menina sem talento que o pastor havia inserido na equipe para ser ensinada, mas a única coisa que nesse inicio eu consegui com eles foi ser humilhada e muitas vezes ridicularizada nos ensaios. Mas o fato é que eu suportei tudo por Jesus, Eu estava apaixonada por Ele e Ele me levara a apaixonar pela musica e os louvores que haviam me libertado, ali era meu lugar apesar das dificuldades. Eu estava praticamente todos os dias na igreja e havia sábados e domingos em que eu ia  3vezes em um só dia na igreja em função dos cultos, da equipe de louvor e também do coral Maranata.

- A liderança do coral- Não demorou muito e me convidaram para assumir o coral, da mocidade, ainda cantávamos todos na mesma voz, foi ai que fui aprender, para depois conseguir ensinar, procuramos  um professor de técnica vocal, fizemos aula em grupo e o mesmo professor também me deu aulas particulares para que eu tivesse apta a treinar quando ele não tivesse presente, foi então que começamos a dividir vozes, melhoramos bastante, até cantatas chegamos a apresentar e foi tudo lindo na época do Maranata como já disse, me deixou boas lembranças e saudade.

- A primeira Composição musical- em 1995 Deus me concedeu a primeira canção por titulo Instrumento de salvação, foi ai que formamos o Amizadai, um pequeno grupo de adolescentes que iria participar de um festival de musica, com essa primeira canção “Instrumento de Salvação” ficamos em primeiro lugar regional e terceiro lugar estadual. E dali em diante, lá no fundo de minha alma, senti uma promessa de um dia gravar um Álbum, desde então comecei a orar para que Deus me desse mais canções e um dia me desse condições de registrar elas em um CD musical.

- A Primeira vez que dirigi o louvor no culto de domingo – Eu Continuava no coral e também na equipe de louvor onde ainda não tinha liberdade com todos os integrantes, mas Deus me queria ali. O Louvor de domingo a noite, era dirigido a uns 5 anos por uma única jovem, porém, em um determinado domingo pela manhã no ensaio, o líder do louvor, sentiu o desejo de deixar outras de nós ir a frente e apresentar os louvores.Éramos 5 moças, uma delas não quis, e o repertorio de 8 canções foram dividido por 4. Eu tinha um desafio naquela noite, ir a frente e conduzir 2 louvores. Foi algo difícil para mim que estava acostumada apenas com o coral e este não tinha necessidade de falar nada. Embora estando  no coral, e no back do louvor, nunca havia de fato conduzido o louvor  e muito menos o de domingo a noite. Orei a Deus, me preparei como era de costume com jejum e oração, e a noite fiz o que deveria ser feito. E foi maravilhoso, ao meu ver tudo havia dado certo.

- O dia da humilhação- No domingo seguinte, pouco antes de começarmos o ensaio para o louvor, quando estávamos todos de mãos dadas após a oração, a moça que sempre dirigia o louvor de domingo, disse para mim, na frente de toda a equipe:“ Marta, você estragou o louvor de domingo passado, põe na sua cabeça, você não sabe ministrar louvor”.Aquele dia, eu chorei tanto, ninguém falou nada ao meu favor, minha vontade era sair correndo daquela igreja e nunca mais voltar, mas fiquei quieta apenas chorei.                                                                                      Fiquei muito tempo com medo do microfone e tímida, lá atrás fazendo o back, mas não desisti, não parei porque “Os planos de Deus jamais são frustrados”.

- Deus faz como quer e usa quem ele quer- Passado um tempo o pastor da igreja escalou a mocidade para organizar um dos cultos de domingo eu participava da mocidade e tudo seria por nossa conta inclusive o louvor, e fiquei responsável de ensaiar o grupo de jovens e dirigir o louvor inteirinho desse determinado culto.      Me preparei bastante, tecnicamente e espiritualmente mais do que a ultima vez em que fui criticada. E Aquele domingo, Deus derramou uma grande unção sobre minha vida, ministrei com autoridade e a gloria de Deus desceu a ponto de a igreja comentar por vários dias. Lembro-me das palavras que meu pastor me disse no fim daquele culto; “Deus vai te usar muito no louvor mas lembre-se do que estou te falando hoje, nunca deixe sua cabeça crescer, nunca deixe que os elogios subam a sua cabeça sempre dê a gloria a Deus”. E desde aquele dia ate hoje sempre que vem um elogio, lembro-me daquelas palavras e digo toda gloria é do Senhor ele que faz tudo isso.

Eu uma Dirigente de louvor?: Passado poucos meses, a jovem que sempre Dirigia o louvor do domingo a noite, saiu da equipe, após não querer se submeter a uma norma da igreja que dizia que todos os ministros e lideres teriam que ser alunos da Escola Dominical,  foi então que tive a oportunidade de ao menos 1 vez no mês dirigir o louvor do culto a noite, depois passei a dirigir 2 vezes por mês e até chegar a dirigir toda semana hora na quarta a noite, hora na sexta hora no domingo. 

- Eu uma líder de louvor?: Chegou o tempo em que Deus queria usar os membros do coral Maranata em outras áreas da igreja e paramos com o coral, dali saíram vários lideres que hoje são pastores, mestres, cantores, ministros de louvor etc.       Eu continuei cantando no louvor, já havia entrado outros instrumentistas mas Apesar de fazer parte da equipe e já dirigir alguns louvores, eu achava a equipe bastante fechada, “elitizada” e desinteressada das coisas espirituais, nem todos eram assíduos na escola dominical apesar das regras, nem todos frequentavam as vigílias nem todos faziam consagrações.                                                                                          Eu tinha a visão de um ministério unido, ungido e que desse oportunidade para as pessoas que estavam no banco, sonhava com reuniões de confraternização. Mas infelizmente nossa equipe não era assim e eu não tinha autoridade naquele momento para fazer tal coisa ou mudar as regras. Foi Então que em meados do ano  2000 o líder de louvor se transferiu para outra igreja e em 2001 em uma assembléia para decidirem os lideres. Apresentei o projeto e a visão que Deus me deu em relação ao louvor, concorri ao cargo, a igreja votou, e eu me tornei líder daquele ministério de louvor.

- O inicio da liderança não foi fácil, nem todos queriam entender a visão, os mais antigos saíram, uns antes e outros após eu assumir o cargo. Deus permitiu problemas que resultaram em um esvaziamento quase que total do altar, com muitas lagrimas eu e alguns remanescentes fieis permanecemos na visão orando, jejuando, consagrando e sempre reunindo em minha casa nas sextas feiras para compartilharmos da palavra de Deus e a partir 2003 começamos a experimentar um grande avivamento no ministério de louvor e consequentemente na igreja. Através de orações, consagrações e vigílias. Deus capacitou grandemente os poucos que permaneceram no louvor comigo e trouxe outros vários, ministros e instrumentistas de outros lugares para se ajuntarem a nós, pessoas que estavam sem nada fazer na igreja receberam oportunidade para fazerem parte do louvor. Deus havia quebrado “a panela” essas pessoas deram o melhor de si e se tornaram grandes ministros que ate hoje estão lá ou em outras igrejas na visão que Deus nos deu, muitos são hoje pastores e missionários.

-O primeiro CD- Foi no final de 2003 também que Deus cumpriu a promessa do CD, desde 1995 quando Deus fez a promessa, após muitas orações, e após 2 tentativas frustradas de gravar um cd, naquele ano de 2003 Deus cumpriu a promessa. Nesse ano, eu trabalhava no departamento pessoa de uma empresa evangélica, tinha um bom salário e um ótimo ambiente de trabalho, em junho daquele ano Deus reavivou novamente em mim a promessa do CD e me pediu que abrisse mão daquele emprego que me tomava tanto tempo, para que eu vivesse para sua obra. Naquele mesmo mês pedi demissão e logo comecei a preparação para a gravação do primeiro CD e foi no dia 6 de Dezembro de 2003 que Deus permitiu que eu gravasse ao vivo o CD por titulo PRIMEIRO AMOR. Toda a equipe de louvor que tinha recebido também o nome de AMIZADAI, teve participação nesse CD, foi uma linda festa para o Senhor Jesus, já tínhamos o coral, a banda e a dança. O lançamento foi em abril de 2004 e dali em diante, o ministério de louvor da igreja foi crescendo e muitos convites para ministrações em outras igrejas foram chegando, a nossa igreja começou a ser conhecida como a melhor equipe de louvor da região. Quem havia saído do ministério foi voltando aos poucos e em 2005 tínhamos uma equipe de mais de 100 pessoas entre, instrumentistas, vocalistas, dança e coral.
Já começamos a partir daí Fazer nossos próprios congressos e encontros de Adoradores onde Deus passou então a manifestar fortemente e ampliar ainda mais a visão.

-Deus pede para seguir sozinha: Em meados de 2005 os convites para outras cidades e estados começaram a aparecer constantemente e a equipe não podia viajar comigo. Em 2006 Deus disse para eu entregar a liderança da equipe de louvor que estava no auge (pensa em uma equipe organizada, ungida e unida...) era para eu seguir sozinha, Deus estava me impulsionando para fora de Belo Horizonte, foi ai que as portas de vários estados se abriram para mim, São Paulo, Brasília, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Paraguai, Argentina etc. De 2005 a  2008 Deus não permitiu que eu assumisse liderança de nenhuma equipe, apenas ministrasse em outros estados e também para outras equipes dando aulas e palestras sobre louvor.

-No final de 2008 Deus pediu que saísse da IEQ não foi fácil, ali era a minha casa, onde cresci e aprendi tudo que sabia, mas Deus mandou que eu fosse para a Igreja Batista Manancial do B. Sta Inês por um tempo para dar suporte, para ajudar no louvor, pois, não havia equipe de louvor lá, fiz como Deus havia orientado, comecei intercalando os cultos com minhas agendas fora e viagens. Foi nesse ano também de 2008 que Deus me deu um nome VIRTUDE para que eu trabalhasse um projeto que segundo o que Ele havia me revelado seria grandioso, foi ai que lançamos a Virtude Produções e Também, Revista Virtude. Deus também me deu o nome Ministério Virtude que ainda não existia no mundo físico mas que já estava no coração de Deus.
Em meados de 2009 Deus pediu que eu abrisse mão de metade de minhas agendaspara assumir a equipe de louvor da Manancial. O trabalho foi pesado, muita renúncia, orações e jejum e muitas aulas. Formamos  lá, 12 ministros de louvor entre, instrumentistas, solistas e vocalistas, então já tínhamos uma equipe de louvor Manancial.

-Deus me chama para fora mais uma vez: No final de 2010, minha família e eu sentimos em nossos corações que 2011 seria o ultimo ano na Bat. Manancial, (quando chega a hora não adianta se apegar...) Começamos ver sinais de que já era hora de sair, oramos a Deus para nos mostra onde ir.

- Deus pede o “Isaque”: Nesse meio tempo, em um dia no culto Deus pediu o “meu Isaque”, Ele pediu que eu o desse meu trabalho solo o nome que usava e tudo relacionado ao trabalho solo“Martinha Gospel” que era o nome que usava na época, assim como nas outras vezes, abri mão daquilo que representava para mim, segurança até mesmo financeira, pois eu vivia da venda do meu material uma vez que tinha entregado a vida profissional ao Senhor quando ia gravar o primeiro CD.                       Já eram 4 CDs solos Martinha Gospel e 4 coletâneas . Abrir mão do nome não significava apenas deixar um nome, mas, abrir mão do que representava um sustento. Mas, com tudo entreguei ao Senhor o nome de cantora solo. Eu tinha bastante material mas ofertei tudo e todo o valor bruto para missões. Mal sabia eu que ao ofertar minha “carreira solo” estava lançando sementes que mais tarde daria frutos de um grande Ministério...

- Saindo novamente das 4 paredes: Em outubro de 2011 saímos da Manancial debaixo da benção do pastor e também da igreja, passamos em algumas igrejas dando suporte e também recebendo a palavra de Deus. Pensávamos que Deus ia nos levar para alguma igreja onde íamos ajudar, o primeiro plano era, apenas congregarmos fazermos parte de uma equipe de louvor que precisasse de nossa ajuda e que nos permitisse usar o dom que Deus nos deu. Mas foi em uma dessas buscas pela igreja a qual encaixaríamos que Deus fez se aproximar pessoas com a mesma visão, amigos antigos e também nos deu novos amigos músicos, e foi onde Recebi o chamado e o aval de Deus para liderar o Ministério Virtude, cujo nome já havia recebido de Deus em 2008.

- Enfim, O Ministério Virtude: O intuito de Deus com esse ministério não era trazer algo inovador mas sim resgatar a visão (porém ampliada) que Deus deu ao antigo Ministério Amizadai. Apesar do novo nome, a essência é a mesma. E foi aí que no início de 2012 de fato se formou aquilo que desde o início, Deus criou em seu coração, o Ministério Virtude, que não se resume em uma banda de musica, é muito mais que isto, é a visão de Deus revelada, de como deve ser uma equipe de ministérios. O ministério Virtude é formado de adoradores apaixonados por Cristo, cujo objetivo é, por onde passar promover, incentivar e apoiar as igrejas no tocante a  Comunhão, Adoração, Louvor, Palavra, Consagração e Evangelismo.  É composto por pessoas de varias denominações sendo assim é um ministério interdenominacional. Apesar de sua principal ferramenta de evangelização e também de adoração ser a música, o ministério virtude realiza e realizará outras ministrações como: Palavra, Evangelismo, dança, teatro, coral, e promove e promoverá eventos como, congressos, conferencias, encontros de adoradores, trabalhos sociais etc.
Estamos somente no inicio de uma longa jornada de Vitória com esse ministério que foi projetado em Deus e por onde passa anuncia as Virtude daquele que nos chamou das trevas (I Pedro 2.9) e é instrumento de salvação usado por Deus para resgatar as almas e transporta-las para a maravilhosa luz de Jesus. 
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 
1 Pedro 2:9”

A HISTÓRIA CONTINUA...
Martinha Reis (Ministra de louvor e líder do Ministério Virtude)
www.virtudelouvor.blogspot.com.br
www.virtudeproducoes.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...