quarta-feira, 22 de maio de 2013

22º. Dia - Devocional – Atitudes de quem ama - Parte 2- Romanos 12. 9-21


“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:9-21

O livro de Romanos tem sido um grande aliado a todos nós nesses 31 dias de jejum e oração. Creio que assim como eu, você tem aprendido bastante mergulhando nesse livro. Ontem começamos uma série de 5 partes do tema “Atitudes de quem ama” esse estudo e baseado no capitulo 12 de Romanos.
A primeira atitude que estudamos anteriormente é a Sinceridade. Hoje, iremos falar da segunda atitude, e minha oração é que Deus fale profundamente ao teu coração como tem falado ao meu a tal ponto que possamos mudar nossas atitudes a partir do conhecimento dessa palavra que é tão impactante.

2º Atitude - Quem ama Honra: 
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

A definição de honra: No Antigo Testamento, a palavra honra literalmente significava “pesado”. No Novo Testamento, honra significava “um apreço”. O apóstolo Pedro disse que o sangue do Filho de Deus era pesado, extremamente precioso e muito mais valorizado do que “coisas corruptíveis, como prata ou ouro” (1 Pedro 1:18).
Honrar a Deus é colocar um valor maior nele do que em qualquer coisa na terra ou no céu. Da mesma forma, quando “honramos” uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande. 
O apóstolo Paulo disse, “e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra” (1 Coríntios 12:23). Paulo disse aos filipenses sobre Epafrodito, “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Filipenses 2:29).

Temos uma grande facilidade de falar quando uma pessoa erra, temos uma grande facilidade de desonrar as pessoas a nossa volta e temos muita dificuldade de honrar a quem é devido a honra.

Como podemos restaurar a honra?
1. Decidindo: Decida honrar ou valorizar mais as outras pessoas. 
Enfatizamos a palavra decidir porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa formas. Deus disse, “tratai todos com honra” (1 Pedro 2:17), “preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10), “considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3), e “os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra” (1 Coríntios 12:23). Primeiro temos de decidir que as pessoas são valiosas e principalmente aquelas que Deus pôs sobre nossos cuidados.

Alguém teve uma idéia brilhante. Decidiram chamar móveis velhos de “antigüidades”. Agora pessoas compram esse móveis velhos por preços absurdos. Até pagam quantidades razoáveis para restaurar os móveis antigos para fazê-los parecerem novos. O que aconteceu para aqueles móveis antigos se tornarem antigüidades? Seu valor aumentou. Por que? Porque decidimos que eles são mais valiosos para nós do que antes. Se podemos fazer isso com móveis, podemos fazer com pessoas.

2. Agindo: Agir de acordo com nossa decisão. Enfatizamos a palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar e expressar.

Vejamos a seguir algumas formas práticas de Honrar:

Honre sua Família: 
O apóstolo Paulo disse para os maridos serem o cabeça, amarem suas esposas, sacrificarem-se por elas, alimentarem e cuidarem delas (Efésios 5:22-31). Às esposas foi dito para serem submissas, temerem e respeitarem seus maridos (Efésios 5:22-33). É dito aos filhos que devem obedecer seus pais (Efésios 6:1).
Talvez o maior problema em nossa sociedade seja a desonra dentro da família, a troca de papéis e a falta de respeito tem levado as famílias a falencia.                                  

Uma pesquisa foi feita com famílias nos Estados Unidos e perguntaram às pessoas “Quais são os dez atos mais desonrosos no lar?” Aqui estão os resultados:                                           
1.    Ignorar ou não considerar as opiniões, os conselhos ou as crenças de outras pessoas.
2.    Envolver-se na televisão ou no jornal enquanto outra pessoa tenta se comunicar conosco.
3.    Fazer piadas sobre as fraquezas ou falhas de uma outra pessoa.
4.    Fazer ataques verbais regulares contra um amado: criticar severamente, julgar, dar broncas sem carinho.
5.    Não dar a devida importância à família do cônjuge ou a outros parentes no seu planejamento e comunicação.
6.    Ignorar ou simplesmente não expressar gratidão por atos bons feitos para nós.
7.    Praticar hábitos de mal gosto em frente da família – mesmo quando pedem que paramos.
8.    Comprometer-nos exageradamente com outros projetos ou pessoas de maneira que tudo fora do lar pareça ser mais importante do que aquilo dentro do lar.
9.    Lutas pelo poder que deixam uma pessoa se sentindo que é uma criança ou que está sendo severamente dominada.
10.  Falta de vontade de admitirmos que estamos errado ou de pedir perdão.
A maioria de nós já observou até certo ponto esse tipo de comportamento seja nos nossos lares ou nos dos outros. Às vezes são os filhos desonrando os pais, e outras vezes são os pais desonrando os próprios filhos.                                                                                    

Há muitas coisas que podemos fazer para mostrar que valorizamos as pessoas da nossa família. Como seria se quando o marido voltasse do trabalho, sua família o encontrasse na porta, os filhos demonstrassem alegria com a sua chegada e a esposa se arrumasse para mostrá-lo que ele é valioso para ela? E como seria se quando a esposa chegasse do mercado encontrassem-na na porta com um tapete vermelho, encorajassem a a sentar e descansar enquanto os filhos guardassem as compras e o marido preparasse um jantar especial para ela? Como seria se, quando os filhos chegassem da escola, os pais parassem o que tivessem fazendo, preparassem um lanche e ouvissem enquanto os filhos lhes dissessem como foi seu dia?
A atitude de honra e as ações que acompanham criarão um ambiente saudável e aconchegante onde a família possa crescer.

Honre Destacando quem serve: 
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Romanos 16:1-2

O problema de muitos cristãos hoje ate mesmo dentro das igrejas é a ingratidão. Pessoas nos ajudam, nos ensinam, nos servem para facilitar nossa caminhada, porém, facilmente esquecemos, mas, precisamos com a ajuda do Espírito Santo lembrar das pessoas que nos servem, assim como Paulo destacou e recomendou a irmã Febe. 

Sabemos que principalmente na igreja, um bom trabalho jamais teria sido realizado se tivesse sido feito apenas pelo líder. 
Sabemos que existe os “bastidores” e muitas vezes é o que dá mais trabalho e é o que de fato "faz acontecer". 

Os líderes precisam aprender a honrar aqueles que estão por trás das cortinas. Embora aquele que serve não deve buscar honra para si proprio, os líderes tem que ter em mente honrar, destacar, ser gratos aqueles que servem e que facilitam assim seu trabalho.

Certos líderes não dão a devida honra ou não destacam seus liderados por medo de “ofuscarem seu brilho” quando na verdade quem deve brilhar é Jesus. 

Outro motivo é achar que elogios pode “estragar a pessoa”, não concordo com isso, o elogio somente estraga quando a própria pessoa busca isso para si, mas um elogio dado de um líder a um liderado o deixa com a alta estima cada vez mais alta e muitas vezes é uma injeção de ânimo para que este nunca pare de fazer o que é certo e nunca pare de trabalhar para o Senhor. 

Há também aqueles que não destacam seus liderado por medo de esses crescerem ou se destacarem mais que o próprio líder. 
Eu sempre digo: “O bom líder gera liderados iguais ou ainda melhores do que ele e se alegra com isso”. 
Muitos desanimam em um determinado trabalho porque tudo que ouve são palavras negativas, e quando acertam não acham ninguém para dizer que foi bacana o trabalho realizado. 
Honre destacando quem tem servido ou ajudado você.

Honre seus líderes:
"Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse..." - Filipenses 2:29. 
Um dos princípios estabelecidos na palavra de Deus é o princípio da cobertura espiritual. Uma igreja bíblica não é uma democracia (que me desculpem os que receberam outra eclesiologia). Ela é estabelecida sob a verdade de uma liderança espiritual que Deus levanta e sobre quem ele coloca uma porção de autoridade. Isso não é um jugo sobre nós, é um cuidado. Ter pastor, ser discipulado, receber ministração e ensino é um privilégio que deveríamos valorizar mais. 
Aquele que viveu na solidão talvez saiba mensurar melhor essa dádiva dos céus.

Mas porque Honrar os Líderes?

Os líderes pagam um alto preço:
Eles têm sua própria vida e família para cuidar, mas abnegados, se dispõem a investir também em nós, ofertando-nos seu tempo, seus ombros, seu coração.Não é à toa que a palavra nos ensina a honrá-los e considerá-los de uma maneira distinta, ainda que sejam humanos e imperfeitos como nós. O que eles trazem de especial é a dedicação a nossas vidas e um manto espiritual que Deus pôs sobre suas vidas. (Hb 13:17)"Obedecei aos vossos guias líderes espirituais) e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros". Aí temos não apenas um mandamento quanto à obediência, mas um apelo à consideração. Não é obedecer por obedecer, mas obedecer por considerar que aquele líder vela pela nossa alma, se esforça por nós e merece fazê-lo com alegria e não com gemido.

Se aprendermos a honrar os nossos líderes, estaremos abrindo um caminho de benção e prosperidade na nossa vida: “Crede nos seus profetas, e prosperareis;” II Crônicas 20.20 Um líder de certa forma é usado para ser um profeta sobre sua vida.
Paulo, por exemplo, falando de Epafrodito, um líder na igreja de Filipos, aconselhou: (Fp 2:28-29) "Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo".

Como posso honrar aqueles que são autoridade sobre mim?



1- Submeta-se a ele: Não há maior honra do que esta. Jesus um dia disse: (Lc 6:46) "Porque me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?"
De que adiantam os discursos e as honrarias exteriores se não provêm de um coração fiel e submisso? Se para Deus "é melhor o obedecer do que o sacrificar" (I Sm 11:22), para os seus escolhidos também.

2- Seja seu escudeiro: defendê-lo, falar bem dele, ressaltar suas virtudes, relegar suas deficiências. O líder é sempre um alvo do inferno e da maledicência daqueles que tem o coração tomado de inveja ou de rebelião.  Perceba que as pessoas carnais estão sempre fazendo comentários críticos sobre as autoridades. É uma obra da carne. Deus se enoja disso e compra a briga para si.
Quando, por exemplo, Mirian e Arão resolveram falar mal de Moisés, o Senhor interferiu duramente: "meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa... como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se" (Nm 12:7-9). Ora se Deus age assim contra alguém que fala mal de um guia espiritual, como Ele não agirá com aquele que constantemente abre a sua boca para bendizer e respaldar? Se quer o favor de Deus, aprenda esta lição.

3- Seja generoso, presenteie: Paulo questionou seus discípulos com as seguintes palavras: (I Co 9:11). "Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?"  Muitas gente ainda não ganhou esta visão, mas ela é bíblica. Presentear, ofertar, semear na vida de um guia líder é algo que, segundo o mesmo ensino apostólico, "redunda em muitas graças a Deus" (I Co 9:12).
Talvez tenha sido este uns dos segredos dos valentes de Davi, que saíram da caverna da revolta para a honra do governo. Entre muitas outras virtudes, eles sabiam manifestar o valor que davam ao seu líder e pastor. Uma prova disso foi o fato de três deles terem arriscado suas vidas simplesmente para buscar no meio do arraial dos inimigos uma vasilha de água pela qual Davi suspirara (leia a história em I Cr 11:16-19).
E, embora Davi soubesse os limites da honra que deveria receber e tenha derramado a água como oferta ao Senhor, a atitude daqueles homens foi tão espiritual que mereceu ser contada entre seus grandes feitos. Que também em nossas vidas a honra aos líderes seja uma postura para a vida toda.

E se as pessoas não merecem honra?
É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agiu com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Mas é interessante o que Pedro disse: “tratai todos com honra” (1 Pedro 2:17). Ele continuou a dar exemplos de quem devemos respeitar. Ele disse “Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor...também ao perverso” (1 Pedro 2:18). Ele disse “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,” (1 Pedro 3:1).
Parece que Pedro estava indicando que nossa obrigação a mostrar honra aos outros não depende da maneira que eles nos tratam.. Paulo disse a Timóteo “Não repreendas ao homem idoso” quando ele precisasse de correção (1 Timóteo 5:1), e para “Todos os servos que estão debaixo de jugo considerem dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados” (1 Timóteo 6:1).

As pessoas talvez não mereçam honra, mas nossa preocupação com Deus e sua glória nos levará a tratar até as pessoas desonrosas com respeito.
Vale a pena observar que o próprio Deus nos deu valor quando não merecíamos nada. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8). Isso torna todos os homens iguais.
Somos todos pecadores. Nenhum de nós merece honra pela virtude de obediência perfeita ao Senhor. O apóstolo João disse, “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1 João 4:10-11). Apenas quando nos vemos como receptores do favor não merecido de Deus, podemos decidir a amar e honrar as pessoas a nossa volta mesmo que elas não “mereçam” nosso amor.

Por: Martinha Reis (Ministerio Virtude)

Continua


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...