terça-feira, 21 de maio de 2013

21º. Dia - Devocional – Atitudes de quem ama - Parte 1- Romanos 12. 9-21

Nuca se falou tanto de amor como nos dias de hoje, é comum ver estampada a palavra amor nas redes sociais, canções, novelas e filmes, etc.
Mas, o que de fato é o amor?
É verdadeiro mesmo todo esse amor que se falam por ai¿

O amor verdadeiro só pode ser descoberto em Deus, porque Deus é amor (I João 4.8)

Podemos dizer que o amor de Deus tem dois lados da moeda:
JOÃO 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." QUE É SEMELHANTE AO VERSÍCULO DE  I JOÃO 3.16 "Conhecemos o amor por causa disto: que Cristo deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos."

Precisamos viver e pregar os “dois lados da moeda” do amor de Jesus. Assim como Cristo deu a nós sua vida, igualmente devemos dar nossas vidas uns aos outros.
É um princípio. Uma vez que digo que recebo a vida de Cristo, devo estar disposto a dar a minha vida também em prol de outros.

Dar a vida pelos outros deve ser algo prático, não apenas de palavras, deve ser vivido.
E Romanos 12.9-21 vamos aprender 5 atitudes de quem ama no amor de Deus:

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:9-21
 

1º Atitude -Quem ama é sincero “O amor seja não fingido, Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem” v.9 .
 A palavra SINCERO tem muitas origens, mas, a mais interessante na minha opinião é esta:  Na Roma antiga, escultores desonestos ocultavam com cera as imperfeições de suas estátuas de mármore.Na hora, o comprador não percebia as falhas, mas depois de um tempo as imperfeições vinham à tona e se descobria que era uma escultura "cum cera".Sabedores dessa fraude, os escultores honestos faziam questão de ressaltar que suas estátuas eram "sine cera", ou seja, verdadeiras, autênticas, honestas.
Ser sincero significa ser sem mascaras, sem falsidade .
Quantas vezes você abraçou ou apertou a mão do seu irmão dizendo “paz do Senhor” ou “está tudo bem”, quando não havia paz em seu coração, quando você na verdade estava mesmo era magoado com seu irmão, quando não estava nada bem coisa nenhuma?

Quantas vezes abraçamos nossos irmãos, rimos para eles, para nossos líderes, balançamos a cabeça como “vaquinhas de presépio” dizendo que concordamos com o que ele disse, que está bem, mas, quando o irmão vira as costas nos apegamos ao mal falando longe do irmão aquilo que não tivemos a coragem, ou a sinceridade de falar as claras, sendo francos e falando a verdade em amor com ele?

Quantas vezes você já deu uma desculpa ou maquiou uma situação, porque não queria ou achou que não podia falar a verdade porque o outro não ia compreender ou aceitar¿

Quantas vezes mentiu para seu líder com uma desculpa bem esfarrapada apenas para se esquivar de um compromisso?

Quantas vezes contou uma “mentirinha” ao seu cônjuge escondendo o verdadeiro motivo ao chegar em casa mais tarde que o de costume¿

Quantas vezes mentiu aos seus pais, sobre uma situação, disse que foi a um determinado lugar quando na verdade era outro bem diferente?

Quantas vezes pediu para um parente mentir ao telefone dizendo que não estava em casa só porque você não estava bem disposto para bater um papo ou falar com aquele alguém ao telefone ou escapar de uma cobrança?

Tem gente que cada dia ele “mata” um membro da família para justificar sua falta ao trabalho “a tia morreu, o pai morreu, o cunhado do primo morreu...”

Se falamos que somos cristãos, se dizemos ter recebido a vida de Cristo e o amor de Cristo que é o próprio Deus em nós, então devemos ser verdadeiros em tudo.
Não devemos maquiar nada, não devemos esconder nossos verdadeiros sentimentos quanto ao próximo.
O correto é fazer o que diz em Efésios 4:15 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”Não apenas falar a verdade, mas, fala a verdade com amor, isso implica em escolher a forma, o momento e o lugar certo para falar esta verdade.
A verdade também não pode demorar para ser dita  “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”.Efésios 4:26 esse versículo nos mostra que não devemos demorar para resolver nossas pendências com nossos irmãos. Se houve uma situação chata, que tenha nos deixado magoado ou que causou magoa em alguém, mais que depressa precisamos resolver a situação para não virar uma bola de neve, mesmo porque, não importa por quanto tempo tentemos maquiar, mascarar ou esconder uma situação, uma vez que nos aproximamos de Jesus que é o sol da justiça
Toda a cera se derrete e a imperfeição do vaso virá a tona. Quanto maior o tempo de demora para resolver, maior o estrago.
Seja sincero com seu irmão, com sua família, com seus líderes, com todos.
A verdade liberta e estando livres para amar, também seremos amados cada dia mais e mais.
Continua...
Por: Martinha Reis (Ministério Virtude)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...