quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º. Dia - Devocional - Não me envergonho do evangelho de Cristo (Romanos 1. 16)

Hoje iniciamos a consagração 31 DIAS DE JEJUM E  ORAÇÃO para purificação e fortalecimento espiritual. Estamos estudando nesses dias o livro de Romanos e hoje gostaria de compartilhar com vocês uma palavra a respeito de como devemos encarar o Evangelho em nossas vidas.
Hoje em dia não há muita diferença entre cristão e não cristãos e esse não e o propósito de Deus, o cristão deve ser sim diferente do mundo e o objetivo da palavra de hoje é te encorajar a não ter vergonha o evangelho mas vestir camisa de Jesus para ter uma vida abençoada e alcançar a  salvação.



Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 
Romanos 1:16





Quando Paulo escreveu sua carta a igreja de Romanos, observamos que havia algumas pessoas com vergonha de Cristo. Não é difícil de imaginar os motivos. Falar naquela
época para os seus vizinhos, familiares e amigos que você adorava um Deus que havia sido preso e morto numa cruz como criminoso era coisa de louco. Talvez por esta razão Paulo tenha dito que a pregação de “Cristo crucificado era escândalo para os judeus, loucura para os gentios”. I Cor. 1:23.
Falo neste texto das três vergonhas que muitos “crentes” possui em relação ao evangelho de Jesus Cristo.

A vergonha de Nicodemos (João 3)
Está é a vergonha daqueles que simpatizam com o cristianismo. Nicodemos era um dos principais dos judeus ele conhecia Jesus como mestre, vindo de Deus; pois ninguém podia fazer aqueles sinais, se Deus não estiver com ele. Um homem cheio de conhecimento sobre as escrituras e que se simpatizava e reconhecia Jesus como um homem enviado por Deus, porem com vergonha. Para não ser visto pelo Lideres dos fariseus este foi ter com Jesus de noite. Podemos dizer que ele estava envergonhado porquanto os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga (João: 9.22). Eles amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
Muitas pessoas são como Nicodemos, sabem que só Jesus pode de fato fazer milagres, somente Jesus é digno de adoração e que adorar a outros deuses é pecado. Porém estão presos em suas tradições e religiosidades, seguem um dogma, uma religião antiga da família e por não querer ser “excluído” do rol de amigos, não escancaram o verdadeiro evangelho de frente, preferem se esconder atrás da capa da religiosidade. Você quer ser humilhado aqui para ser glorificado no céu ou exaltado aqui para ser humilhado no dia do julgamento?  Várias pessoas acham bonita a mensagem das boas novas de Jesus Cristo. Gostam dos cristãos e reconhecem que eles são diferentes do mundo. Porem jamais tomam uma posição concreta do lado do Senhor Jesus.

A vergonha de Simão Pedro (Mat. 26.69-74)
Há pessoas que professam o cristianismo, mas envergonham-se de confessá-lo sob certas circunstâncias. Simão Pedro foi um exemplo deste tipo de pessoa que na noite em que Jesus havia sido preso negou ser um dos seus seguidores por três vezes. As circunstâncias que fizeram com que Simão Pedro negasse ser um dos discípulos foi o fato que ele não estava mais ao lado de uma pessoa com poderes milagrosos e que era seguido por muitos. Naquela ocasião, Jesus era uma pessoa que estava só e sendo preparado para a morte. A pressão do grupo e das pessoas que queriam matar Jesus fez com que Pedro mudasse de posição. 
Muitas pessoas mudam de fé e igreja, mas não mudam de atitudes, pois na verdade não foram realmente transformadas por Cristo. A vergonha destas pessoas precisa ser transformada por uma conversão verdadeira. Estas aceitam a Cristo e assim que estão fora da igreja esquecem que são cristãs. As circunstâncias fazem com que elas mudem de idéia como mudam de roupa. Às vezes isso acontece por estarem vivendo um período de fraqueza espiritual ou até por estarem desapontadas com a liderança da igreja que nunca foi, nem nunca será perfeita.  A vergonha, no que diz respeito ao evangelho, indica a falta de fé, ou, pelo menos, uma fé imperfeita. Por outro lado, o coração que transborda de fé em Jesus Cristo, jamais sentirá vergonha no que diz respeito à pregação do evangelho de Jesus Cristo. Isto foi o que ocorreu com Pedro que possuía sim uma fé, porém imperfeitamente formada. Após a ressurreição de Jesus a fé de Pedro tomou outra dimensão fazendo daquele tímido negador um pregador capaz de morrer verdadeiramente pela verdade. 

A vergonha de Judas Iscariote
Judas não cria que aquele homem com quem andou fosse realmente o messias. Em Mateus 27.4 ele diz: “Pequei, traindo sangue inocente.” O fato de estar arrependido, não que dizer que ele acreditava que Jesus era o salvador. Pedro negou a Cristo, mas foi transformado sendo lembrado até hoje como um grande homem de Deus. Já Judas Iscariotes, nunca teve o seu coração verdadeiramente entregue a Jesus. Ele nunca se entregou a Cristo. Mas entregou O CRISTO. Vendeu Jesus por 30 moedas de prata. O remorso de Judas foi tão grande que se enforcou. 
Esta é a vergonha daqueles que até andam do lado de Cristo, mas que não entregaram a suas vidas a Ele. São aqueles que não se envergonham de aceitar que Jesus é o salvador, porem se envergonharão no dia do juízo final. Estes estão colocando a corda no pescoço esperando o momento certo de se enforcarem.
A Bíblia diz em Marcos 8:38: “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” Nossa geração anda em pecado e quer continuar em desobediência as ordens de Deus.  Até mesmo muitos que se diziam cristãos, não apenas estão hoje no lamaçal do pecado mas também levando outros para o abismos. Vemos pessoas que um dia estiveram até mesmo nos púlpitos pregado e louvando, hoje, denegrindo de todas as formas a imagem do evangelho de Jesus. São os Judas dos últimos tempos.

Conclusão
A palavra evangelho quer dizer boas novas, e contar uma notícia positiva é algo que não nos deixa envergonhado. 
Ao evangelizar imagine você dizendo para as pessoas que ingeriram venenos, qual é o antídoto para que elas não moram. Jesus é antídoto... Precisamos de crentes “sem-vergonha” como Paulo. Quero dizer que devemos ter vergonha dos pecados cometidos durante a nossa vida, mas não nos envergonhamos de Deus.
Pessoas fazem tantas coisas sem-vergonha alguma tais como oferecer drogas.  Nunca conheci alguém que oferecesse drogas com vergonha ou com um certo pudor, pelo contrário sempre falam como se aquilo fosse a melhor coisa do mundo. Não é de se assustar como tantas pessoas acabam se envolvendo com drogas por causa desta mentira contada com muito entusiasmo e convicção.
Está cada vez mais escasso encontrar pessoas que falem de Jesus com ousadia. Precisamos falar da verdade com segurança sem-vergonha  para que todos venham alcançar a salvação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...